Metodologia

Selecção de Fornecedores

- Os nossos fornecedores são produtores de rolhas de cortiça que demonstrem aplicar as boas práticas que regulamentam a indústria.

- Damos preferência a empresas certificadas pelo céliège.

- Os fornecedores são continuamente avaliados e pontuados por critérios bem definidos.

Selecção de Lotes

- O método consiste em avaliar as classes junto dos nossos fornecedores.

- Após negociação, os lotes são selados e são recolhidas 2 amostras.

- A primeira amostra é entregue no centro tecnológico da cortiça (CTCOR) para quantificação do tca por cromatografia ( 20 rolhas por cada 50.000 do efectivo do lote.)

- Uma segunda amostra é trazida para as nossas instalações e são efectuados ensaios imprescindíveis que ,cientificamente, apoiam a decisão de aquisição ou rejeição do lote.

Controlo Laboratorial

Com equipamentos especialmente desenvolvidos para a indústria da cortiça , facilmente são caracterizados os paramêtros físicos do lote:

- Dimensão da rolha
- Densidade
- Humidade

Numa sala apenas dedicada à análise sensorial, onde se irão averiguar possíveis defeitos sensoriais, e com recurso a vários provadores, devidamente formados, a segunda amostra é analisada utilizando o método de maceração de uma rolha num frasco, em água mineral, durante 24h. É feita uma amostragem mínima de 150 rolhas até um máximo de 300 dependendo do efectivo do lote.

Decisão / Aquisição

- Se a amostra enviada para o CTCOR indiciar valores de tca acima de 2ng/l o lote é de imediato rejeitado.

- Se a primeira amostra for aceite então procede-se à análise sensorial da segunda amostra no nosso laboratório.

- Segundo os nossos rigorosos critérios de aceitação de qualidade sensorial do lote, definidos em método estudado internamente, o lote será aceite ou rejeitado.

Produção / Acabamento

- Todas as etapas de produção, desde o momento em que as rolhas são adquiridas até à sua expedição para o cliente, são acompanhadas e monitorizadas pelo laboratório.

- Todas as rolhas expedidas são rastreabilizáveis através de um código impresso na rolha junto com o logotipo do cliente.